domingo, 4 de janeiro de 2009

Boneca antiga com fato em tricot, Isabelinha, Bélinha







Há muito tempo que não fazia um post da Bélinha e hoje lembrei-me de a vestir com este fato que foi feito mais ou menos há 60 anos pela tia Leopoldina que foi a sua proprietária original. Mais tarde foi doada a uma sobrinha, também minha tia que ma doou a mim com todas as mudas de roupa originais feitas pela tia Leopoldina. Já foi ao hospital das bonecas pois deixei-a cair de umas escadas e perdeu um olho. Teve que ser reparado. Esta boneca é de origem alemã e tem cerca de 60 anos. Pertenceu a uma tia da minha mãe que nunca teve filhas e dedicou-se muito a ela tendo-lhe dado o nome de Isabelinha e Belinha. Foi sempre muito estimada e espero continuar a fazê-lo. A tia Leopoldina era muito prendada e uma outra irmã, a tia Beatriz. Vestiam bonecas e bonecos, alguns com trajes regionais, aceitavam encomendas e também vendiam ao acaso, por vezes nalguma feira. Faziam malhas muito bonitas. Eram naturais do Gradil, Mafra e eram irmãs do meu avô materno. Sempre que visitava a sua casa invariavelmente abria uma pequena mala de viagem onde guardava as roupas desta e doutras bonecas e então mostrava-mas. Tenho boas recordações das visitas à tia Leopoldina.

9 comentários:

Maria Amélia disse...

Que linda história! Espero que a Belinha ainda passe por muitas gerações e que todos cuidem dela preservando assim a memória de todas as suas donas. bjs

Maria Amélia disse...

Que linda história! Espero que a Belinha ainda passe por muitas gerações e que todos cuidem dela preservando assim a memória de todas as suas donas. bjs

Isabel disse...

Linda a Bélinha!!!
Um 2009 com tudo de BOM para si e todos os seus.
Bjs

Ðú® disse...

Antigamente as donas de casa eram muito prendadas. Que boneca linda e uma reliquia.Esqueci de te dizer minha mãe e pai ainda são vivos e ela ainda faz belos trabalhos manuais que eu gosto muito, mas tenho um amor infundado pelos mais velhos pela simplicidade com que eram feitos.

Isabel disse...

Olá Isabel
Obrigada por suas palavras simpáticas. Eu, com os meus 55 anos acabados de fazer (23/12), ainda sou Bélinha para as pessoas mais chegadas. Acho que as Isabeis da minha geração eram todas Bélinhas!
Os panos da loiça que usei para as cortinas comprei-os numa loja dos "300", que nesta altura do ano costumam ter uma grande variedade de panos e toalhas com motivos de Natal. Ficam baratas mas muito vistosas.
Quanto aos motivos para bordar não tenho, mas nada melhor que fazer um pedido no blog. Pode ser que alguma amiga blogueira os tenha para partilhar.
Bjs

Quinha disse...

Oi amiga!
Visitar teu blog é sempre um prazer!Alem das coisas bonitas ainda tem as histórias...

Parabens,e cuide bem da Belinha
Bjs

Unknown disse...

Isabel
Maria, Mara e etc.:) :)
É uma ternura recordar este tipo de bonecas com os seus fatos de tricot e crochet, muitas de nós brincamos com elas ...e Bélinha, Isabelinha, Becas ou Isabel é um nome lindo,... é o segundo da minha filha :):).
Bjs

Nile e Richard disse...

Olá amiga.A boneca está linda.
Que bom que tem boas recordaçõs.
bjtos.Nile.

Unknown disse...

É um encanto, faz-me lembrar a minha infância!