segunda-feira, 30 de junho de 2008

Casais da Serra, Milharado, D. Maria, 96 anos

O maior privilégio do meu blog. Ter tido a oportunidade de conversar com a Senhora D. Maria, com 96 anos feitos em Maio passado que ainda confecciona uns sacos com retalhos de tecidos e que quer a minha avó quer a minha mãe também os sabiam fazer. Fiquei encantada por ela me ter autorizado a fotografá-la nas várias fases que compõem os sacos. Tanto quanto me lembro, a minha mãe usava-os para o pão e para guardar ou transportar feijões ou grão. Segundo ela me disse, aqui na terra eram usados para o pão e os mais pequenos serviam para guardar algum apontamento de moradas ou trocos, quando iam a qualquer lado. No fundo, foram os antecessores das actuais carteiras ou porta moedas.
A máquina de costura também muito antiga pertence-lhe porque tendo sido herdada pela mãe e havendo duas interessadas nela, a mesma decidiu leiloá-la e foi o seu marido que a arrematou pela diferença de mais um escudo.
Disse-me também que conversa muito com Deus quando está a fazer estas coisas porque Deus ajuda quem trabalha.
Não quis utilizar óculos porque via melhor sem eles...
Foi um prazer estar um tempinho a vê-la trabalhar para me explicar como fazia os sacos e a ensinar-me alguns truques, como por exemplo uma maneira de poupar linha.

13 comentários:

Lúcia disse...

Simplesmente lindissimos.....parabens por divulgar algumas coisas que já andam esquecidas na memória...é tão bom recordar os nossos parentes mais sábios( avós).

Beijinhos

dores disse...

Não imaginamos que existem pessoas desta idade a fazer coisas tão lindas e com tanta história. É mesmo um previlégio ter o prazer de converar com elas. Adorei o teu arranjo floral.Beijinhos

Mara disse...

Isabel
Gostei imenso desta postagem, que Senhora simpática e cose sem óculos,...que inveja.
Bjs

Hilde C. disse...

What a priviledge to be able to learn from such an experienced lady. And how wonderful that she can still be crafting at an age of 96 :-)

Anónimo disse...

Parabéns para a avó Maria! É um exemplo para todos

Ana Carina disse...

Olá Isabe,

Cá vim parar numa pesquisa sobre "segredos do algarve (croché)".

Que grande honra deve ter sido poder conversar com a D. Maria.

Fez lembrar-me a minha bisavó (hj deveria ter +/- a mesma idade. Também ela fazia saquinhos de retalhos, cheios de quadradinhos todos cosidos à mão.

São lindas obras de arte!

Beijinhos

Unknown disse...

Que linda!!! Que exemplo de vigor e disposicao...eu tambem adoro conversar com os mais velhos...eles teem tanto a dizer...sinto falta de meu avo Portugues, contava tanta historia de seu tempo...

APO (Bem-Trapilho) disse...

fantástica a D. Maria e fantásticos os saquinhos! :)

Margarida disse...

Olá Isabel
É uma delícia chegar a esta idade com tanta lucidez e boa visão, adorei este post.
bjs
avó guida

Unknown disse...

OLÁ,QUERIDA AMIGA...
LINDO BLOG E FOTOS MARAVILHOZAS!!!
DIFÍCIL DIZER:QUAL GOSTEI MAIS(TUDO)PARABENS!!!
A NONA É UM EXEMPLO...SERÁ QUE CHEGO LÁ...QUE PIQUE!!!
THERA-SO-HAM...
NAMASTE!!!

Joana disse...

Olá Isabel!
Encontrei teu blog hoje, através do blog da Sonia Maria. Fiquei encantanda com tudo que vi. Teu blog transmite grande paz de espírito, amor à natureza e respeito às pessoas. Não bastasse ainda fazes trabalhos lindos e para completar tuas fotos são artisticas. Tudo no teu blog é de muito bom gosto. Quando o meu blog crescer ele vai querer ser igual ao teu. Parabéns.
Beijos
Joana

Pascoalita disse...

Ora aí está uma coisa que eu comprava se tivesse ido à festa da Charneca do Milharado e os visse a vender.

A D. Maria não faz para fora??? Também gosto dessas coisinhas.

Anónimo disse...

Fantastico!!!! A D. Maria é um exemplo de vida!!! Lindo blog, parabéns Isabel!!!