terça-feira, 6 de setembro de 2011

Renda de bilros no Brasil, Labores del Hogar

Ao folhear umas revistas antigas encontrei este artigo sobre renda de bilros no Brasil e do qual faço exibição para os apreciadores desta arte e também como curiosidade.
Foi publicado na revista espanhola Labores del Hogar nºn 516 de Dezembro de 2001.

Para ler a reportagem basta clicar duas vezes na foto.

Obrigada Joana pela informação. Acredite ou não, eu adoraria ver estas rendilheiras pessoalmente a tecer os seus trabalhos. Por aqui também se ouve com alguma frequência que as rendas já não se usam!!! Eu uso muito poucas rendas mas gosto muito de ver e se visito alguma casa, cuja dona ainda as use, eu dou o meu aplauso. As de bilros não eram tão usuais derivado ao preço de custo mas vê-las também é bom.

Eu não sei fazer rendas de bilros mas aprecio muito vê-las e mais ainda as rendilheiras em plena actividade.

1 comentário:

Joana disse...

Oi Isabel, esta aldeia é em uma praia próxima daqui da cidade onde moro. Toda a região costeira deste estado produz renda de bilros, e assim mesmo, artesanalmente e utilizando sementes para confeccionar os bilros e espinhos de mandacaru para tecer a renda. O uso dos espinhos é porque aqui a marezia é tão forte que os alfinetes enferrujam num único dia de uso e estragam as rendas. Infelizmente é uma arte que tende a acabar, em pouco tempo não teremos mais nas nossas praias e aldeias a figura característica da "mulé rendera".