terça-feira, 26 de julho de 2011

Lisboa 26 de Julho de 2011, Dia Nacional dos Avós




Maria das Dores dos Santos



Porque hoje se festeja em Portugal, o Dia Nacional dos Avós, presto homenagem à minha avó materna, com a qual tive o privilégio de viver até aos meus 23 anos. Nascida em 1898 na freguesia de Ceira, Coimbra, Portugal, conheceu o meu avô em Lisboa com quem casou e do qual nasceram onze filhos, entre eles, a minha mãe.


Faleceu em 1977 e deixou-me um grande vazio pois com ela compartilhei dos melhores momentos da infância. Éramos muito próximas e confidenciou-me algumas das suas memórias as quais espero deixar escritas para que as novas gerações saibam um pouco sobre esta trisavó que se fosse viva teria hoje cerca de 113 anos, quase impossível de imaginar.


Dia dos avós instituído em Portugal por uma avó portuguesa D. Noémia, de Penafiel, que lutou para que este dia fosse criado e que conseguiu os seus objectivos.


Também no Brasil se festejou nesta data o dia dos avós!!! Agradeço a informação prestada pela Sónia Maria, agora que também somos avós, este foi o nosso dia!!!

3 comentários:

Presépio no Canal disse...

Que post bonito e emotivo, Isabel!

Reconheco-me na sua historia. Tambem eu e a minha avo materna eramos muito, muito proximas. Tambem a perdi quase nos meus 23 anos.

Beijinho grande!

dores disse...

Olá Isabel,

É um previlégio teres partilhado tantos anos com a tua avó e como era bonita! A lembrança que tenho das minhas avós é muito ténue.....
Parabéns para ti avó e para todas as avós do mundo!!!!!!!!!!!!!

Sônia Maria disse...

Sua avó era linda, Isabel
Que bela homenagem, amiga! Aqui no Brasil também se comemora o DIA NACIONAL DOS AVÓS na mesma data que vocês... Pode ser que ele não seja mais nacional e sim internacional.
Adorei a sua carinhosa visita.
Fique com Deus e receba o meu abraço carinhoso...
Sônia Maria