O maior privilégio do meu blog. Ter tido a oportunidade de conversar com a Senhora D. Maria, com 96 anos feitos em Maio passado que ainda confecciona uns sacos com retalhos de tecidos e que quer a minha avó quer a minha mãe também os sabiam fazer. Fiquei encantada por ela me ter autorizado a fotografá-la nas várias fases que compõem os sacos. Tanto quanto me lembro, a minha mãe usava-os para o pão e para guardar ou transportar feijões ou grão. Segundo ela me disse, aqui na terra eram usados para o pão e os mais pequenos serviam para guardar algum apontamento de moradas ou trocos, quando iam a qualquer lado. No fundo, foram os antecessores das actuais carteiras ou porta moedas.
A máquina de costura também muito antiga pertence-lhe porque tendo sido herdada pela mãe e havendo duas interessadas nela, a mesma decidiu leiloá-la e foi o seu marido que a arrematou pela diferença de mais um escudo.
Disse-me também que conversa muito com Deus quando está a fazer estas coisas porque Deus ajuda quem trabalha.
Não quis utilizar óculos porque via melhor sem eles...
Foi um prazer estar um tempinho a vê-la trabalhar para me explicar como fazia os sacos e a ensinar-me alguns truques, como por exemplo uma maneira de poupar linha.
13 comentários:
Simplesmente lindissimos.....parabens por divulgar algumas coisas que já andam esquecidas na memória...é tão bom recordar os nossos parentes mais sábios( avós).
Beijinhos
Não imaginamos que existem pessoas desta idade a fazer coisas tão lindas e com tanta história. É mesmo um previlégio ter o prazer de converar com elas. Adorei o teu arranjo floral.Beijinhos
Isabel
Gostei imenso desta postagem, que Senhora simpática e cose sem óculos,...que inveja.
Bjs
What a priviledge to be able to learn from such an experienced lady. And how wonderful that she can still be crafting at an age of 96 :-)
Parabéns para a avó Maria! É um exemplo para todos
Olá Isabe,
Cá vim parar numa pesquisa sobre "segredos do algarve (croché)".
Que grande honra deve ter sido poder conversar com a D. Maria.
Fez lembrar-me a minha bisavó (hj deveria ter +/- a mesma idade. Também ela fazia saquinhos de retalhos, cheios de quadradinhos todos cosidos à mão.
São lindas obras de arte!
Beijinhos
Que linda!!! Que exemplo de vigor e disposicao...eu tambem adoro conversar com os mais velhos...eles teem tanto a dizer...sinto falta de meu avo Portugues, contava tanta historia de seu tempo...
fantástica a D. Maria e fantásticos os saquinhos! :)
Olá Isabel
É uma delícia chegar a esta idade com tanta lucidez e boa visão, adorei este post.
bjs
avó guida
OLÁ,QUERIDA AMIGA...
LINDO BLOG E FOTOS MARAVILHOZAS!!!
DIFÍCIL DIZER:QUAL GOSTEI MAIS(TUDO)PARABENS!!!
A NONA É UM EXEMPLO...SERÁ QUE CHEGO LÁ...QUE PIQUE!!!
THERA-SO-HAM...
NAMASTE!!!
Olá Isabel!
Encontrei teu blog hoje, através do blog da Sonia Maria. Fiquei encantanda com tudo que vi. Teu blog transmite grande paz de espírito, amor à natureza e respeito às pessoas. Não bastasse ainda fazes trabalhos lindos e para completar tuas fotos são artisticas. Tudo no teu blog é de muito bom gosto. Quando o meu blog crescer ele vai querer ser igual ao teu. Parabéns.
Beijos
Joana
Ora aí está uma coisa que eu comprava se tivesse ido à festa da Charneca do Milharado e os visse a vender.
A D. Maria não faz para fora??? Também gosto dessas coisinhas.
Fantastico!!!! A D. Maria é um exemplo de vida!!! Lindo blog, parabéns Isabel!!!
Enviar um comentário